quinta-feira, 15 de maio de 2014

SARAU

O QUE É SARAU?
Sarau são eventos, onde as pessoas podem se manifestar e se expressar artisticamente, no qual podem envolver dança, leitura de histórias e livros, poesia, música, pintura, dentre outros. No século XIX era uma reunião festiva, ocorrida no período da tarde ou no início da noite, no qual apresentavam sua arte.

PROJETOS
Sarau 1
Objetivo:
·         Aumentar o repertório de poesias;
·         Adequar a linguagem oral à situação decorrente.
Faixa etária: 1º e 2º ano do ensino fundamental.
Tempo estimado: aproximadamente 1 mês.
Livros utilizados: a critério do professor responsável.
Desenvolvimento
1ª etapa: a primeira coisa a ser feita é coletar dados com a turma, como os poemas que conhecem, que mais gostam, que já ouviram, dentre outras.
Compartilhe com eles a ideia do sarau, explique o que é, no geral como será feito, sua importância e peça dicas e ajuda.
2ª etapa: apresente, lei para a turma suas poesias favoritas, trabalhe um pouco com eles o que é uma poesia, como pede ser feita, sua estrutura, dentre outros conteúdos dentro desta área.
Pode pedir também para declamar, ensinando para eles a entonação, altura da voz.
3ª etapa: divida a sala em alguns grupos. Cada equipe deverá escolher certa quantidade de poesias e poderão até criar suas próprias.
As poesias escolhidas serão apresentadas no sarau.
4ª etapa: finalmente seus alunos estarão prontos para expor seus trabalhos.
5ª etapa: esta será a hora de avaliar seus alunos, você professor, deve manter registros do avanço de seus alunos.


Sarau 2
Objetivo:
·         Conhecer outras culturas
·         Estimular a criação de textos próprios
Faixa etária: 4ª e 5º ano do ensino fundamental.
Tempo estimado: aproximadamente 1 mês
Materiais utilizados: algumas dicas, cantigas de roda, poesias, parlendas, trava-línguas, dentre outros.
Desenvolvimento
1ª etapa: explicar para as crianças que juntos farão um sarau, explique o que é, o objetivo e como pretende executar este projeto.
Pedir que pesquisassem poesias, trava-linguas, cantigas de roda, dentre outros textos que gostem.
2ª etapa: dividir a turma em equipes, no qual escolherão um estilo de texto, seja parlenda, cantigas, poesias, contos, dentre outros.
3ª etapa: em sala o professor pode trabalhar a cantiga “a serpente”, no qual a turma até poderá apresentar no sarau.
Regras do dinâmica
Todos fazem uma grande roda. Um dos brincantes sai e começa passear pelo centro da roda, acompanhando o ritmo da música, como se fosse a 'serpente'. Na parte da letra que diz "e você é... e você é... e você é um pedaço do meu rabão", esse brincante deve parar em frente de qualquer outro da roda e abrir as pernas para que o outro possa passar por debaixo delas. Depois, quem passou vai para as costas do outro, segurando na cintura da pessoa da frente, formando uma fila. Recomeça a música e quem está de frente escolhe mais um pessoa da roda que deverá passar por debaixo dos dois, e depois outro e mais outro são escolhidos para ir formando o rabo da serpente. Quando o rabo da serpente já estiver grande e enquanto um brincante estiver passando por debaixo das pernas, pode-se prolongar o "ão" do rabão, cantando assim "do meu rabãããããão...", até ele conseguir sair na ponta final do rabo da serpente.
Letra
Essa é a história da serpente,
que desceu do morro para procurar
um pedaço do seu rabo.
E você é... e você é... e você é
um pedaço do meu rabão.
Musica “ A serpente” da banda Palavra Cantada

 

REFERÊNCIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário